segunda-feira, 25 de novembro de 2013

TON DIAS - ESCULTURA DE PAREDE - AMAMENTAÇÃO


ESCULTURA DE PAREDE EM MADEIRA - AMAMENTAÇÃO


Escultura de parede: Maternidade


Amigos, esta é mais uma MAGNÍFICA escultura de parede com tema amamentação, feita em cedro arana. Ela pertence à temática "humano animal". "Maternidade" é uma escultura em madeira que, definitivamente, não é o que parece ser.


Olhando de um modo desatento, veremos apenas uma cena de amamentação comum, com uma outra pessoa, ao fundo, observando com expressão de contentamento. Mas, se olharmos bem para essa escultura de parede, poderemos enxergar algo aparentemente estranho na criança.


Esse bebê, amamentado pela mulher de cabelos dourados, mais parece um "filhote" do que uma criança, isso porque um bebezinho de colo com orelha peluda, braço peludo e orelha pontiaguda definitivamente não é uma criança comum. Trata-se de uma fusão humano-animal recém nascida.

Madeira: Cedro Arana
Dimensões: 60cm x 30cm x 3cm

A mulher que oferece seu seio para um híbrido humano-animal, com o intuito de nutrir e fortalecer o filhote, não poderia ter seu cabelo pintado de outra cor, senão o dourado. A compaixão e a grandeza do ser humano para com uma figura não humana merece, certamente, ser enaltecida com a cor do sol.


Inúmeras fêmeas de diferentes animais já ofereceram seu seio para outros que não são de sua espécie, tal como a famosa "loba" que teria amamentado os fundadores de Roma. Esse comportamento é virtuoso, e a visão de um ser humano comportando-se com essa compaixão é de se dignificar. Tudo isso demonstra de forma intensa que olhar para o mundo animal pode ser importante para que nós possamos nos resgatar, tanto como animais, quanto como seres que buscam equilíbrio e harmonia.


A imagem de contentamento da mulher ao fundo da escultura em madeira reforça ainda mais que esse tipo de ação toca positivamente a humanidade naquilo que ela ainda possui de poderoso. Nos mostra que, apesar de tudo, ainda temos algo em nosso íntimo capaz de reconhecer a virtude e a grandeza, mesmo existindo uma estrutura que nos condiciona a ser cada vez mais indiferentes a isso.


Essa imagem da compaixão humana retoma à "velha humanidade", a humanidade perdida que o ser humano precisa urgentemente recuperar. Mostra também algo que se apresenta constantemente nas esculturas de parede do artista, ou seja, a ênfase nas conexões saudáveis e harmoniosas sempre possíveis quando pensamos na importante, inevitável e indispensável relação entre a humanidade e o mundo selvagem.

 COMPRAR

2 comentários:
  1. Amamentar é um ato de amor. Para amamentar, é necessário que a mulher tenha vontade, paciência e perseverança. Uma mãe não se importa e não se incomoda em mostrar seu seio em público para nutrir seu bebê. É uma cena aceita naturalmente pela sociedade. A amamentação fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê, fornece anticorpos ao recém-nascido, estimula o útero a contrair-se e recuperar seu tamanho natural e é o melhor alimento para a criança nos primeiros 6 meses de vida.
    Já para uma mulher que não seja nutriz, mostrar sua mama em público pode ser considerado "obsceno" ou "indecente". Não é algo aceito como "comum" pela sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia! Observações muito interessantes você fez. A mulher que amamenta está ajudando no crescimento. Uma mulher que oferece o seu seio para uma figura que só parece ser humana está, na verdade, agindo com uma grandeza ainda maior do que uma mulher que amamenta um bebê. E essa grandeza, muito presente no mundo animal, ainda toca o íntimo do ser humano que para para observar esse ato. Focar o olhar humano no mundo animal pode proporcionar um reencontro nosso com aquilo que é verdadeiramente virtuoso. Essa é a grande mensagem que fica em praticamente todos os meus trabalhos do meu tema principal. Grande abraço!

      Excluir