segunda-feira, 25 de novembro de 2013

TON DIAS - ESCULTURAS DE PAREDE - BOI DE MADEIRA


ESCULTURAS DE PAREDE FEITAS POR TON DIAS

Escultura de parede - O Homem e os Bois


Esta é uma das ESPETACULARES esculturas de parede (boi de madeira) de Ton Dias. É altamente ilustrativa, principalmente no que diz respeito ao tema mais importante de trabalho do artista. O ser humano dialoga aqui com um animal muito conhecido por nós, o boi.

quadros rusticos, boi de madeira, quadros entalhados em madeira

     Um homem cabeludo, de aparência meio "desleixada", é o elemento "central" da peça. Pelas marcas de expressão facial, poderíamos pensar que se trata de alguém com mais de cinquenta anos de idade, desgastado pelo tempo de vida, com o cabelo meio embolado, barba não feita, lábio superior afundado (característica bastante ligada à decadência física), boca meio torta. Todos esses são símbolos ligados a uma pessoa abandonada, que não aparenta estar bem consigo mesma. Entretanto, esse homem parece, contraditoriamente, estar totalmente em harmonia e equilíbrio, centralizado, em meio a figuras bovinas. De olhos fechados, ele aparenta, se encontrar em plena sintonia com os bois.

escultura de parede, quadros de madeira, obras de arte, boi de madeira
Madeira: Peroba do campo

    Somos sempre condicionados a acreditar que um ser humano, para conseguir bem estar, deve estar com alguns atributos específicos. Nenhum desses elementos está presente na imagem deste homem da escultura de parede, e mesmo assim a infelicidade e o desequilíbrio parecem não se encontrar ali. O que se enxerga, ao contrário, é um mutualismo entre o ser humano e um animal que possui tendência a ser dócil e pacífico. Essa pacificidade parece estar sendo absorvida por esta figura humana, conferindo-lhe conforto e estabilidade.

escultura de parede, quadros de madeira, obras de arte, boi de madeira

    Toda a vantagem diferencial que o homem possui em relação aos outros animais ainda pode lhe oferecer sabedoria e humildade. Sabedoria para entender que, muitas vezes, é preciso voltar o olhar em direção à vida animal, visando enxergar aquilo que realmente importa, ou seja, equilíbrio. Humildade para reconhecer que eles podem ter segredos e conhecimentos que jamais imaginaríamos encontrar ali. Essa complexidade existente no diálogo humano-animal pode ser facilmente vista nesta e em outras esculturas de parede para decoração (boi de madeira).



3 comentários:
  1. Achei essa escultura simplesmente sensacional! Você é um baita escultor Ton! Seu trabalho é deslumbrante!

    ResponderExcluir
  2. Mas que belíssimo trabalho em madeira. Verdadeira obra de arte!

    ResponderExcluir
  3. Esse lindo entalhe daria uma excelente peça de decoração para fazendas e lugares rústicos. Maravilhoso quadro entalhado em madeira.

    ResponderExcluir